- Área: 255 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:David Yeow
-
Fabricantes: Abbey, Cronulla, Swadlings Timber, The Roofing Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é uma ampliação no nível superior de uma moradia unifamiliar patrimonial nos subúrbios costeiros de Sidney e inclui uma garagem na parte posterior. A crescente família queria um espaço para que os pais descansassem e um depósito adicional para sua grande coleção de artigos de esportes ao ar livre.
O Desafio
O desafio de projeto era criar um espaço adicional enquanto se mantem e celebra a autenticidade da casa patrimonial original, particularmente vista desde a rua em frente. Além disso, os proprietários queriam que a garagem, na parte posterior, estivesse 'atada' a nova ampliação do nível superior e que a exposição a luz e o sol fosse uma prioridade em toda a propriedade.
Princípios do CHORDstudio
Além das entrevistas com o cliente, criamos um projeto que considera o contexto do local e contribui ao caráter da vizinhança de uma maneira significativa. Isto foi atingindo considerando e respondendo aos vários pontos de vista ao redor do terreno, que incluíam a rua em frente, a lateral, a posterior e a faixa comercial posterior como oportunidades únicas.
A Resolução
O desafio foi resolvido através da criação de uma estrutura habitável no nível superior, a qual se encontra por trás da linha divisória da casa patrimonial existente e dos ângulos da rua, ocultando efetivamente sua vista desde a parte frontal. O espaço adicional é criado sob a nova cobertura e a altura adequada do teto é atingida ao dobrar a cumeeira em direção ao pátio posterior. A mesma cumeeira é recuada novamente na garagem para criar continuidade entre as duas novas formas construídas. A parede da garagem está inclinada para trás como se estivesse olhando para a nova ampliação, melhorando ainda mais a conexão entre as duas novas formas. Ao minimizar a sombra, a forma da garagem realiza o desejo do cliente em manter a luz e a exposição do sol na piscina e nas áreas de entretenimento ao ar livre, criando suficiente espaço de armazenamento para os equipamentos de esportes ao ar livre, incluindo cinco caiaques.
O desenho estrutural continua com a intenção de separar o novo do antigo com uma estrutura de aço que se assenta sobre a parte superior da casa existente, sem tocar nenhuma das paredes existentes.
O desenho do interior capta a luz ao retirar uma parte da cobertura e expor as grandes janelas. O espaço de descanso pode abrir-se para criar um grande espaço que inclui uma cobertura, sala de estar e dormitório e pode ser fechado por meio de portas de correr que restringem a luz do sol pela manhã na área de dormir.
A luz e a conexão com o mundo exterior continua nos espaços auxiliares onde uma dupla claraboia é instalada sobre o corredor e alimenta tanto este espaço como o banheiro adjacente, dobrando um anteparo de madeira sobre si mesmo. Este elemento, instalado no sentido norte-sul, ao longo da cumeeira, dirige a luz, mantendo os serviços iluminados e, como o carpinteiro no local descreveu, "parece um pouco a um caiaque".